Conheça um pouco da história, trabalhos e loucuras do ator Marcos Americano.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Análise Artística de Denise Stoklos sobre "Dia dos loucos"

Marcos Americano criou um espetáculo dentro da linha Teatro Essencial.

É o primeiro que segue profundamente e sem folgas todas as propostas: o ator escreveu, dirigiu, coreografou e administrou som, luz, figurino e todas as escolhas de caminhos da peça. Os temas são de natureza investigadora política, que envolve a todos, e com a finalidade -plenamente atingida- de motivar o espectador para suas respostas a questões estruturais da sociedade.

O ator tem um talento fascinante ao apresentar voz extremamente bela e plástica, sob total controle do artista, para sua exploração afetiva entre marcantes agudos e graves, exuberantes tempos e ritmos, e, o mais importante, transparência sem interfaces de suas posições a respeito do que aborda. Seu corpo já contém instantâneo carisma pela presença que ocupa tão naturalmente. Suas dimensões físicas são privilegiadas, com flexível tronco e pernas e braços fortes e bem articulados. Sua comunicação com o público é imediata pois carrega a urgência, própria do teatro essencial, bem evidente, e trabalhando com ela demonstra as emergências em que vivemos.

Trata de assuntos que nos engloba social e existencialmente, aqueles que sistematicamente vimos desenvolver-se em constantes e traidores tentáculos que abortam nossos gestos em direção à liberdade. O espetáculo tem a proeza de não desinteressar nenhum segundo, manter em alta ebulição as questões e explícita solicitação de tomada de posição da platéia, sem uma pressão de resolução puramente momentânea interativa ou catártica sublimada, mas comprometida, integrada, comunitária.

Considero o teatro de Marcos Americano necessário! Denise Stoklos.

Interessados em Teatro Essencial: www.denisestoklos.com.br



Nenhum comentário: